5º Batalhão de Bombeiros Militar, FIEMG Regional Vale do Paranaíba e ACIUB lançam a Rede Integrada de Emergência (RINEM)

Evento foi realizado na manhã do dia 18 às 9h no auditório da FIEMG em Uberlândia

Com o objetivo de amparar as indústrias e entidades de Uberlândia e região no que diz respeito a atendimento de emergências, será lançada no próximo dia 18 às 9h no auditório da FIEMG, a RINEM (Rede Integrada de Emergência). O projeto que foi idealizado pelo Corpo de Bombeiros da cidade tem como parceiras a FIEMG Regional Vale do Paranaíba e a ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia); e prevê assistência para as 5 seguintes áreas de atuação: prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, ações de defesa civil, atendimento pré-hospitalar e emergências ambientais.

Posto isso, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar se propõe por meio da RINEM, atender emergências, bem como mitigar os riscos atuando na prevenção dos mesmos com mapeamento, preparação e conhecimento da infraestrutura de cada instituição da Rede.   Segundo o Thiago Duarte, um dos idealizadores do projeto, algumas ações estão sendo realizadas desde 2015, como a aproximação com as indústrias locais, estudos para que a rede tenha apoio de forma mútua, articulações com a sociedade civil, trabalhos de cooperação com a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), investimento em tecnologia, além da estruturação para emergência com produtos perigosos.

O envolvimento com a Universidade se iniciou mediante o desejo dos responsáveis pelo projeto em abrir a rede para o campo de pesquisa da UFU, fomentando, com isso, o ensino e a pesquisa.

Para o 5º Batalhão de Bombeiros Militar, o crescimento socioeconômico de Uberlândia nas últimas décadas, trouxe consigo inúmeros desafios para a segurança da população, sobretudo pelo incremento dos riscos tecnológicos e ambientais decorrentes do avanço e velocidade da informação. Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros Militar segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), e busca atuar junto à sociedade para a redução dos riscos de desastres, e assim, tornar as cidades mais resilientes.

 

Entidades envolvidas acreditam no sucesso e eficácia do projeto

Segundo o tenente-coronel do 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, André Humia Casarim, a RINEM é um projeto que vai auxiliar concretamente a sociedade uberlandense. “Com a ação da RINEM o corpo de bombeiros espera reduzir o tempo de respostas nas emergências, o risco de desastres e consequentes perdas e danos ao patrimônio, meio ambiente e pessoas; além de aperfeiçoar a cooperação entre o Corpo de Bombeiros, UFU e a iniciativa privada. Como algumas instituições já serão empreendimentos conhecidos pela corporação, a eficiência da resposta será cada vez mais rápida.” afirmou o comandante.

O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro Spina, considera a integração do corpo de bombeiros com as empresas, fundamental para a segurança da indústria uberlandense e da região. “A Rede pode auxiliar não somente na integração das indústrias com os bombeiros, mas entre as próprias indústrias. Por exemplo, se alguma empresa precisar de algum equipamento de segurança específico que não esteja ao seu alcance naquele momento, as outras indústrias poderão auxiliar. E pro corpo de bombeiro também é excelente porque eles terão mais acesso as empresas e a realidade das mesmas.Foi um prazer enorme receber em nossa casa estes cidadãos que tanto fazem pelo bem estar cidade e dos uberlandenses.” afirmou Spina que é engenheiro civil.

Já para Fábio Pergher, presidente da ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia), a integração das empresas é o principal ponto trazido pela Rede. “Com esta Rede, que tem foco na atuação em casos emergenciais, haverá um fluxo bem definido de recursos que podem ser compartilhados entre os participantes. Acreditamos que assim como acontece em outros lugares, a RINEM será um sucesso em Uberlândia.” afirmou Pergher.

Logo após o lançamento oficial da Rede, as empresas presentes conheceram o SST da Regional Vale do Paranaíba que fica no subsolo no prédio. Para Jakson Silva, gerente do SST foi um momento de divulgação muito rico. "Eventos como esse com presença do empresariado e com quorum relevante como foi, aumenta a visibilidade do SST na cidade, contribuindo para execução dos nossos objetivos de contribuir com a Segurança e Saúde do Trabalho para as Indústria." afirmou o gerente.

Para que a RINEM possa atender com qualidade as emergências, o Corpo de Bombeiros pretende continuar investindo na formação continuada da equipe e estreitar cada vez mais o relacionamento entre os bombeiros e as áreas de segurança de cada empresa da Rede. O contato do corpo de bombeiros continua o mesmo para os atendimentos da RINEM: 193.

Informações sobre a Rede e o lançamento: (34) 3218-7123, (34) 3218-7100

Fonte: FIEMG